domingo, 22 de fevereiro de 2009

Subida do Pico dos Marins com chuva.



Sempre nos preocupamos com chuva nas escaladas. Não digo necessariamente chuvas fortes, mas com a garoa intermitente.

Realmente, com clima chuvoso, a caminhada fica mais difícil e lenta. Além da sensação de frio, há o risco das assaduras por causa das roupas molhadas. Essas duas adversidades acabam com qualquer montanhista. Podemos dizer porque já sentimos na pele o que é andar um dia todo, molhado e com assaduras diversas.

Após um experiência bem arriscada na Serra Fina, em agosto de 2008, Ricardo e eu começamos a pensar em caminharmos 100 % impermeáveis, a trilha toda.

Ir atrás de produtos impermeáveis não foi tarefa fácil no Brasil, praticamente só encontramos casacos por aqui. Calças, meias e tênis impermeáveis precisam ser comprados no exterior.

Acabamos comprando em Miami alguns equipamentos. Lá, qualquer loja de esportes tem alguma coisa impermeável para vender.

Para testá-los, resolvemos encarar o Pico dos Marins, em janeiro, a época de chuvas por lá.

Como já conhecíamos a trilha de outras caminhadas, saímos às 7h00 da manhã do Acampamento Base Marins, do nosso amigo Milton. O dia todo esteve nebuloso e úmido, com garoas de duração variável o dia todo.

Alcançamos o pico por volta das 12h00, sem visão nenhuma da paisagem. Apenas na volta nos perdemos um pouco, pois a visibilidade estava péssima e acabamos dando uma volta antes de alcançarmos a água. A neblina nos deixou mais lentos e nos fez perder a referência de alguns pontos de orientação conhecidos. Na verdade, não conseguimos ver o cume dos Marins em nenhum momento, estávamos confiando apenas nos totens e em nosso conhecimento da trilha.

Retormamos às 17h00 ao Base Marins.

Balanço da aventura: andar impermeável é excelente. Em nenhum momento tivemos o pé molhado ou passamos frio. Havia muitas poças de água, onde colocávamos os pés sem dó, afinal de contas, o objetivo era testar a viabilidade de se andar impermeável o dia todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário